Notícias, Dicas, Curiosidades, Tutoriais e muito mais...

Manutenção das instalações elétricas, quando fazer e por quê?

A manutenção das instalações elétricas é um tópico que muitos não dão a devida importância, porém quando feita regularmente pode proporcionar mais segurança e economia para a sua residência ou seu negócio. Dependendo do tamanho da instalação e da idade do imóvel, a economia pode ser de até 10% no valor total da conta de energia. Neste post, você poderá ver os principais pontos que indicam a necessidade de se realizar a manutenção e quais as vantagens de realizá-la periodicamente.
Com o avanço da tecnologia e o crescimento do estilo de vida brasileiro, cada vez mais estamos consumindo mais energia. Isto significa que, um imóvel construído há quinze, vinte anos atrás pode não suportar a inúmera quantidade de equipamentos elétricos que utilizamos no nosso dia a dia.

Com isso em mente, a manutenção das instalações elétricas tem se tornado cada vez mais essencial. Esse serviço tem como objetivo identificar circuitos, quadros elétricos, tomadas, disjuntores e outros equipamentos que, com o tempo, não estão aptos a atender as novas demandas de consumo do seu ambiente.





Quando fazer a manutenção de uma instalação elétrica?





Especialistas recomendam que a manutenção seja realizada a cada cinco ou dez anos. Alguns dos fatores que determinam a necessidade da manutenção são:

A idade do imóvel;
Os tipos de equipamentos utilizados;
A finalidade da instalação (se é uma residência, um comércio ou uma indústria);
A condição dos equipamentos que compõem o sistema;
O aumento do consumo de energia.
Porém, alguns fatores mais comuns podem indicar que a hora de realizar a manutenção está próxima. Tais fatores são:

Conectores que não se encaixam nas tomadas;
Diminuição de intensidade da iluminação quando ligado um equipamento mais potente;
Desarme frequente de disjuntores e fusíveis;
Ocorrência de choques e faíscas;
Superaquecimento de fios.




Quais as vantagens de se realizar a manutenção?





A principal vantagem é a segurança. Quando realizada a manutenção das instalações, automaticamente aumenta a segurança das pessoas e do patrimônio dentro e fora do ambiente. Instalações mal dimensionadas podem sofrer superaquecimento, o que aumenta o risco de incêndios, além de desperdiçar mais energia.

Outra vantagem muito importante que a manutenção proporciona é a redução no consumo de energia. A partir do momento que é realizada a troca de cabos e equipamentos mais velhos por itens mais novos, o consumo de energia cai devido aos menores índices de perdas dos novos componentes.

Para comércios e industrias, o uso de lâmpadas de LED, inversores de frequência para a partida de motores e motores de alto rendimento podem auxiliar na redução do consumo quando aliadas à manutenção das instalações elétricas. A manutenção das instalações elétricas, aliada a troca da iluminação atual por lâmpadas de LED pode proporcionar uma economia de 30% em média na conta de energia.

Viu só o quão importante é a manutenção das instalações elétricas e como este serviço podem ajudar você a investir seu tempo e dinheiro onde realmente importa? Gostaria de aplicar essas ideias em sua residência ou seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores para que possamos te auxiliar.

Nenhum cmentários

O autor não autorizou comentários para este artigo